Pular para o conteúdo principal

BRINCANDO COM LETRAS MÓVEIS...


Brincando com letras móveis!


O alfabeto móvel é um importante instrumento de trabalho na Educação Infantil e possibilita ao professor fazer inúmeras intervenções de acordo com a necessidade e o nível de cada aluno...  


Uma das intenções pedagógicas com o alfabeto móvel é a de consolidar um conceito básico da organização a linguagem escrita: com apenas 26 letras é possível registrar tudo o que se pensa ou se fala. 

Assim, o trabalho com o alfabeto móvel, com intensidade, permite que o educador infantil estimule seus alunos em relação a algumas reflexões interessantes:


• As mesmas letras que aparecem em seu nome são utilizadas para escrever o nome de seus colegas;
• Na produção coletiva e nos textos lidos aparecem as mesmas letras de seu nome;
• Quando seus pais ou familiares escrevem utilizam as mesmas letras que estão aprendendo na escola;
• Os livros de histórias infantis são escritos com as mesmas letras, bem como os jornais e revistas;
• Algumas vezes utilizamos a mesma letra em uma única palavra;
• Outras vezes precisamos de mais de uma letra para representar certo sons que são pronunciados por nós.



De acordo com o nível de desenvolvimento das crianças, o

professor pode propor a utilização das letras móveis em

 situações diferenciadas...Para um aluno pré silábico, por 

exemplo, a ênfase pode ocorrer quanto ao reconhecimento 

das letras que compõe o próprio nome ou uma palavra, 

solicitando que a criança identifique a primeira letra da 

palavra que se quer formar... E assim sucessivamente...

São muitas formas de trabalhar com esse material que podem ser criadas. Vai depender do objetivo que se quer alcançar e nível de aprendizagem em que os alunos se encontram...
                                        Portanto, mãos à obra...



               amoprojetos.blogspot.com.br



(Primeira postagem em 28/07/2013).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conhecendo um pouco mais sobre a DISCALIGRAFIA...

Discaligrafia? O que significa isso? Estudando um pouco mais sobre as dificuldades de aprendizagem, conheci uma vertente da  disgrafia . Uma palavra pouco falada mas que representa, com certeza, a dificuldade de muitas crianças que lidamos em  nossas salas de aula. Trata-se da   DISCALIGRAFIA .   Veja do que se trata... Discaligrafia ou disgrafia motora   representa a dificuldade que a criança  revela em relação a  sua COORDENAÇÃO MOTORA FINA. Dificuldade específica à escrita de letras, palavras e números, ou seja, vê a figura gráfica, mas não consegue fazer os movimentos para escrever. Conheçam as características mais comuns da  discaligrafia : - Lentidão na escrita.  - Letra ilegível.  - Escrita desorganizada.  - Traços irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves.  - Desorganização geral na folha por não possuir orientação espa...

BRINCANDO DE SUPERMERCADO!

BRINCADEIRA DE SUPERMERCADO... Brincar de supermercado...   Brincar de fazer compras... Simular a utilização de dinheiro... Confeccionar receitas... Ler e identificar rótulos dos produtos encontrados no supermercado... Agrupar por categorias... Elaborar e registrar lista de compras...   Todas essas situações de aprendizagem favorecem e desenvolvem, de forma lúdica, a autonomia, a possibilidade de escolha, a relação de troca - dinheiro por produto- além de   importantes conceitos matemáticos e linguísticos! A construção de conhecimentos com base no contexto em que se vive, permite que a criança aja, interaja, interprete a realidade, aprenda e atribua significado ao que aprende!