Pular para o conteúdo principal

CONSTRUINDO O CONCEITO DE NÚMERO!


Construindo o conceito de número!



Para estimular a matemática na Educação Infantil, deve-se ter como ponto de partida propostas que envolvam conceitos de classificação, seriação, inclusão, correspondência, atributos necessários para que a criança construa o conceito de número.Essas propostas podem e devem acontecer de formas variadas, de acordo com o contexto dos pequenos alunos. 

Abaixo, vocês poderão ver que, no momento da chamadinha, as fichas dos nomes dos alunos foram exploradas de forma diferenciada, onde as crianças organizaram suas fichas de acordo com a primeira letra de seus nomes.  

Outras possibilidades de classificação podem acontecer no decorrer da rotina... O importante aspecto dessa questão, é que as crianças devem AGIR ATIVAMENTE na solução dos desafios e, principalmente, possam PENSAR SOBRE A SUA AÇÃOLEVANTAR HIPÓTESES ARGUMENTAR... Só assim os conceitos matemáticos estarão sendo construídos...

Abraços,
Profª Cristina. 



(Primeira postagem em 29/07/2013).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conhecendo um pouco mais sobre a DISCALIGRAFIA...

Discaligrafia? O que significa isso? Estudando um pouco mais sobre as dificuldades de aprendizagem, conheci uma vertente da  disgrafia . Uma palavra pouco falada mas que representa, com certeza, a dificuldade de muitas crianças que lidamos em  nossas salas de aula. Trata-se da   DISCALIGRAFIA .   Veja do que se trata... Discaligrafia ou disgrafia motora   representa a dificuldade que a criança  revela em relação a  sua COORDENAÇÃO MOTORA FINA. Dificuldade específica à escrita de letras, palavras e números, ou seja, vê a figura gráfica, mas não consegue fazer os movimentos para escrever. Conheçam as características mais comuns da  discaligrafia : - Lentidão na escrita.  - Letra ilegível.  - Escrita desorganizada.  - Traços irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves.  - Desorganização geral na folha por não possuir orientação espa...

BRINCANDO DE SUPERMERCADO!

BRINCADEIRA DE SUPERMERCADO... Brincar de supermercado...   Brincar de fazer compras... Simular a utilização de dinheiro... Confeccionar receitas... Ler e identificar rótulos dos produtos encontrados no supermercado... Agrupar por categorias... Elaborar e registrar lista de compras...   Todas essas situações de aprendizagem favorecem e desenvolvem, de forma lúdica, a autonomia, a possibilidade de escolha, a relação de troca - dinheiro por produto- além de   importantes conceitos matemáticos e linguísticos! A construção de conhecimentos com base no contexto em que se vive, permite que a criança aja, interaja, interprete a realidade, aprenda e atribua significado ao que aprende!

BRINCANDO COM LETRAS MÓVEIS...

Brincando com letras móveis! O alfabeto móvel é um importante instrumento de trabalho na Educação Infantil e possibilita ao professor fazer inúmeras intervenções de acordo com a necessidade e o nível de cada aluno...    Uma das intenções pedagógicas com o alfabeto móvel é a de consolidar um conceito básico da organização a linguagem escrita: com apenas 26 letras é possível registrar tudo o que se pensa ou se fala.  Assim, o trabalho com o alfabeto móvel, com intensidade, permite que o educador infantil estimule seus alunos em relação a algumas reflexões interessantes: • As mesmas letras que aparecem em seu nome são utilizadas para escrever o nome de seus colegas; • Na produção coletiva e nos textos lidos aparecem as mesmas letras de seu nome; • Quando seus pais ou familiares escrevem utilizam as mesmas letras que estão aprendendo na escola; • Os livros de histórias infantis são escritos com as mesmas letras, bem como os jornais e revistas; • Algumas v...