Construindo o conceito de número!
Para estimular a matemática na Educação Infantil, deve-se ter como ponto de partida propostas que envolvam conceitos de classificação, seriação, inclusão, correspondência, atributos necessários para que a criança construa o conceito de número.Essas propostas podem e devem acontecer de formas variadas, de acordo com o contexto dos pequenos alunos.
Abaixo, vocês poderão ver que, no momento da chamadinha, as fichas dos nomes dos alunos foram exploradas de forma diferenciada, onde as crianças organizaram suas fichas de acordo com a primeira letra de seus nomes.
Outras possibilidades
de classificação podem acontecer no decorrer da rotina... O importante aspecto
dessa questão, é que as crianças devem AGIR
ATIVAMENTE na solução dos desafios e, principalmente, possam PENSAR SOBRE A SUA AÇÃO, LEVANTAR HIPÓTESES e ARGUMENTAR... Só assim os conceitos
matemáticos estarão sendo construídos...
Abraços,
Profª
Cristina.
(Primeira postagem em 29/07/2013).
Comentários
Postar um comentário