Pular para o conteúdo principal

O Movimento na Educação Infantil


O MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.

O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo.

Bons exemplos de atividades físicas são aquelas de caráter recreativo, que favorecem a consolidação de hábitos, o desenvolvimento corporal e mental, a melhoria da aptidão física, a socialização, a criatividade; tudo isso visando à formação da sua personalidade.

SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS MOTORES: engatinhar, rolar, balançar, dar cambalhotas, se equilibrar em um só pé, andar para os lados, equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão e materiais variados (passeios ao ar livre), subir/ descer entre outras.
Pode-se afirmar, então, que a recreação, através de atividades afetivas e psicomotoras, constitui-se num fator de equilíbrio na vida das pessoas, expresso na interação entre cognição e corpo, a afetividade e a energia, o indivíduo e o grupo, promovendo a totalidade do ser humano.




Texto adaptado por Cristina Dias.



(Primeira postagem em 14/03/2009).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conhecendo um pouco mais sobre a DISCALIGRAFIA...

Discaligrafia? O que significa isso? Estudando um pouco mais sobre as dificuldades de aprendizagem, conheci uma vertente da  disgrafia . Uma palavra pouco falada mas que representa, com certeza, a dificuldade de muitas crianças que lidamos em  nossas salas de aula. Trata-se da   DISCALIGRAFIA .   Veja do que se trata... Discaligrafia ou disgrafia motora   representa a dificuldade que a criança  revela em relação a  sua COORDENAÇÃO MOTORA FINA. Dificuldade específica à escrita de letras, palavras e números, ou seja, vê a figura gráfica, mas não consegue fazer os movimentos para escrever. Conheçam as características mais comuns da  discaligrafia : - Lentidão na escrita.  - Letra ilegível.  - Escrita desorganizada.  - Traços irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves.  - Desorganização geral na folha por não possuir orientação espa...

BRINCANDO DE SUPERMERCADO!

BRINCADEIRA DE SUPERMERCADO... Brincar de supermercado...   Brincar de fazer compras... Simular a utilização de dinheiro... Confeccionar receitas... Ler e identificar rótulos dos produtos encontrados no supermercado... Agrupar por categorias... Elaborar e registrar lista de compras...   Todas essas situações de aprendizagem favorecem e desenvolvem, de forma lúdica, a autonomia, a possibilidade de escolha, a relação de troca - dinheiro por produto- além de   importantes conceitos matemáticos e linguísticos! A construção de conhecimentos com base no contexto em que se vive, permite que a criança aja, interaja, interprete a realidade, aprenda e atribua significado ao que aprende!

BRINCANDO COM LETRAS MÓVEIS...

Brincando com letras móveis! O alfabeto móvel é um importante instrumento de trabalho na Educação Infantil e possibilita ao professor fazer inúmeras intervenções de acordo com a necessidade e o nível de cada aluno...    Uma das intenções pedagógicas com o alfabeto móvel é a de consolidar um conceito básico da organização a linguagem escrita: com apenas 26 letras é possível registrar tudo o que se pensa ou se fala.  Assim, o trabalho com o alfabeto móvel, com intensidade, permite que o educador infantil estimule seus alunos em relação a algumas reflexões interessantes: • As mesmas letras que aparecem em seu nome são utilizadas para escrever o nome de seus colegas; • Na produção coletiva e nos textos lidos aparecem as mesmas letras de seu nome; • Quando seus pais ou familiares escrevem utilizam as mesmas letras que estão aprendendo na escola; • Os livros de histórias infantis são escritos com as mesmas letras, bem como os jornais e revistas; • Algumas v...