O MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Na
Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando
conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá
permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e
das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no
tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo. A
partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em
comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as
etapas em seu desenvolvimento.
O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de
base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando
oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize
sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões
perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. Para que a
criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve
realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A
recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades
esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio
sócio-afetivo.
Bons exemplos de atividades físicas são aquelas de caráter recreativo, que
favorecem a consolidação de hábitos, o desenvolvimento corporal e mental, a
melhoria da aptidão física, a socialização, a criatividade; tudo isso visando à
formação da sua personalidade.
SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS MOTORES: engatinhar, rolar, balançar, dar
cambalhotas, se equilibrar em um só pé, andar para os lados, equilibrar e
caminhar sobre uma linha no chão e materiais variados (passeios ao ar livre),
subir/ descer entre outras.
Pode-se afirmar, então, que a recreação, através de atividades afetivas e
psicomotoras, constitui-se num fator de equilíbrio na vida das pessoas,
expresso na interação entre cognição e corpo, a afetividade e a energia, o
indivíduo e o grupo, promovendo a totalidade do ser humano.
Texto
adaptado por Cristina Dias.
(Primeira postagem em 14/03/2009).
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